Irei começar esse artigo com uma frase de impacto criada por mim:

“A questão não é se eu, você e todos nós estaremos no Metaverso, mas quando estaremos!”

Após o anúncio do Mark Zuckerberg, no dia 28.10.21 onde o Facebook mudou o seu nome para Meta, é um dos temas mais falados e escritos. E não é para menos, pois fora a Meta, gigantes dos negócios como: Nike, Itaú, Apple, Microsoft, entre outras, estão investindo bilhões de dólares para tornar essa realidade 3D acessível a todos, como ocorreu, por exemplo, com o celular.

The Metaverse and How We’ll Build It Together — Connect 2021 – YouTube

Por que cito o celular? Você ficaria sem o seu celular hoje? Imagino que te você teria algumas dificuldades para viver sem ele nos dias atuais, pois da mesma forma ocorrerá em breve com o Metaverso e isso justifica a minha frase inicial!

Nesse artigo, não entrarei nas polêmicas dos “cavaleiros do apocalipse” que já começaram as discussões sobre os mais diversos efeitos negativos que o Metaverso trará para o mundo, pois foi assim com todos os lançamentos disruptivos que ocorreram na humanidade. É a questão de você ver o “copo meio cheio” ou ver o “copo meio vazio”.

Eu, como um especialista no comportamento humano e um eterno aprendiz otimista, sempre irei preferir ver o “copo meio cheio” e todas as OPORTUNIDADES que esse novo mundo vai nos trazer e oportunizar!

Todas as profissões e negócios serão impactados pelo Metaverso em maior ou menor profundidade! Áreas como: educação, saúde, finanças, justiça, entretenimento, entre outros, estão entre os mais afetados, como citado nos exemplos a seguir:

EDUCAÇÃO

O cenário da pandemia nos trouxe uma outra realidade em termos de educação. Com a necessidade do afastamento, milhões de jovens e as famílias tiveram de se adaptar as aulas síncronas ou assíncronas, sendo que em 10 anos, aumentou quase 5 vezes número de alunos que entraram em cursos à distância do ensino superior, diz Inep, segundo matéria abaixo.

Em 10 anos, aumenta quase 5 vezes número de alunos que entram em cursos à distância do ensino superior, diz Inep | Educação | G1 (globo.com)

Agora imagine o seguinte cenário: você é um estudante de Filosofia. Em uma das aulas sobre o Sócrates, o professor leva a turma para conhecer a Grécia nos locais onde o filósofo passou e nos museus que contam a sua história e do seu principal discípulo Platão (que na verdade foi quem contou a história de Sócrates). Essa é uma das aplicações possíveis para o metaverso na educação. Pesquisadores da área já imaginavam que uma convergência das tecnologias estava para acontecer, e o processo se acelerou com a pandemia e a redução das aulas in loco. Agora, com o retorno das atividades presenciais, o mercado está experimentando novos formatos e modelos de ensino. Ao estreitar a relação físico-digital e aprimorar a experiência do usuário, criando ambientes imersivos e interativos, o Metaverso é a nova fronteira educacional! Segundo o artigo da Exame abaixo:” O nível da gamificação será multiplicado várias vezes com os recursos da Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O estudante, cada vez mais, deixará de ser um espectador e se tornará “agente” ativo e participativo em um processo de ensino-aprendizagem envolvendo ambientes virtuais.”

É claro que não podemos fechar os olhos para a realidade da escola brasileira e os inúmeros desafios que os usos de novas tecnologias trarão, porém da mesma forma que a pandemia “forçou” um novo tipo de comportamento e abordagem, a realidade do Metaverso vai forçar ainda mais a adoção de medidas inclusivas na educação!

Metaverso na educação: o virtual em contraste com o real | Exame

SAÚDE

Outra área que se discute muito os efeitos, sejam eles positivos ou negativos do Metaverso é na área da saúde. “De acordo com o levantamento “Accenture Digital Health Technology Vision 2022“, 80% dos executivos da saúde acham que metaverso terá impacto positivo no setor”, segundo a matéria do site Medicina S.A. a seguir:

80% dos executivos da saúde acham que metaverso terá impacto positivo no setor – Medicina S/A (medicinasa.com.br)

Em contrapartida já existem inúmeros artigos, onde se questiona o efeito que esse novo mundo trará sobre a saúde mental das pessoas, já tão desestruturada por conta da pandemia. O fato é que a medicina já usa a tecnologia em larga escala para simulações de cirurgias de grande risco, sendo que recentemente já tivemos a primeira simulação de cirurgia no metaverso, conforme nos esclarece a matéria abaixo:

Brasil tem primeira simulação de cirurgia no metaverso do mundo  – Rádio Itatiaia | A Rádio de Minas

NOVAS PROFISSÕES

Em 2030, deverá já existir 11 novas profissões, resultantes do metaverso, estima a Adecco Portugal. O metaverso, e a forma como as tecnologias são incorporadas, permitirá que trabalhos que exigem a presença física no escritório – como o atendimento ao cliente – possam ser feitos também à distância. Veja algumas das profissões que, segundo os especialistas farão parte da nossa nova realidade:

1.       Arquitetos de metaverso
A interação e a mobilidade são fatores cruciais para o metaverso. Nesse sentido, as construções — que podem ser de objetos, lugares ou experiências — precisam de ser desenvolvidas para tornar o metaverso uma realidade.

2.       Diretores de eventos no metaverso
Concertos, exposições e conferências já tiveram lugar no metaverso. Uma tendência que, estima a recrutadora, continuará a crescer. Por isso mesmo, os diretores e coordenadores de eventos que entendam esta nova realidade vão ser muito procurados.

3.       Criador de mundos
“O nome deste novo trabalho pode ser tanto fabuloso como aterrador. Um criador de mundos no metaverso será semelhante a um programador de jogos de vídeo, mas com responsabilidades superiores.” Saber pensar o futuro será chave para esta função, assim como será essencial considerar todos os impactos sociais e possibilidades que este novo mundo trará.

4.       Bloqueadores de anúncios
“Estando o seu eu virtual e físico muito próximos, os anunciantes vão querer atingir o seu target com publicidade direcionada e permanente. Os bloqueadores de anúncios virtuais serão, por isso, essenciais para escapar a este ataque”, finaliza a Adecco.

5.        Designers de vestuário para avatars
Se o metaverso permite que continuemos a existir como avatars, coexistindo em realidades paralelas, alguém terá de nos vestir. E esse alguém serão os designers de vestuário para avatars.

NEGÓCIOS

O que mais me chama a atenção em relação ao Metaverso, são as infinitas possibilidades de novos modelos de negócios que estarão disponíveis e como isso afetará a economia mundial como um todo.
Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, até 2026, 25% da população mundial passará uma hora por dia no metaverso.

Para se ter uma ideia, recentemente, a Heineken lançou a cerveja Silver primeiro no metaverso e só depois disponibilizou ao mundo real para que os interessados pudessem sentir o seu sabor. Outra marca famosa, a Gucci, criou no metaverso uma réplica perfeita do seu famoso jardim, oferecendo aos usuários uma experiência imersiva no mundo da moda. E a Nike lançou um novo modelo de tênis também no metaverso.

E esses são apenas alguns exemplos de ações e testes nesse ambiente virtual.

Segundo a obra Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve, dos autores Walter Longo e Flávio Tavares as possibilidades de negócios serão muitas e não se limitarão a exemplos como os que cito a seguir:

EVENTOS E PATROCÍNIOS – Além de promover grandes eventos, como shows, é possível realizar reuniões de negócios e convenções, inclusive alugando espaços para esses eventos. As marcas poderão patrocinar e se expor nos shows e eventos!

EDUCAÇÃO, TREINAMENTOS E PRODUTIVIDADE – As empresas terão acesso a uma infinidade de treinamentos (formações, workshops, cursos) para seus colaboradores, com custo mais baixo e com possibilidades de interação.

PESQUISAS E AVALIAÇÕES DE MERCADO – Poderão ser feitas todos os tipos de pesquisa como: demográficas, eleitorais, de opinião, bem como, as empresas poderão usar o Metaverso como “laboratório” para os seus produtos.

SERVIÇOS DE CONSULTORIA, MENTORING, COACHING – Pessoas e empresas que possuem know-how em relação ao Metaverso, podem oferecer os mais diversos serviços. EX.: Agências de publicidade, serviços jurídicos, mentoring, coaching.

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS – Talvez a opção mais óbvia e que as marcas abraçaram mais rápido ao vender acessórios para avatares, além da escolha de produtos para entrega no mundo físico!
Como podemos ver, o ecossistema Metaverso está somente no início e há uma expectativa tão elevada como os bilhões e bilhões de dólares que estão sendo investidos nesse novo mundo!
E você, como está se posicionando frente a esse tema? Está buscando conhecimento sobre ele? Quer saber como será o Metaverso na prática?

Com o objetivo de trazer luz sobre essa temática que fará parte das nossas vidas nos próximos anos, que eu e a minha equipe criamos o IIHD Experience, onde no último módulo, você aprenderá tudo o que tens que saber sobre o Metaverso, participando de uma experiência imersiva. Quer saber mais? Clique no link abaixo:

https://boasvindas.iihd.com.br/iihdexperience

OBS.: Caso você deseje aprender mais sobre o Metaverso como eu e milhares de pessoas, entre no nosso grupo do Whatsapp. O ÚNICO objetivo desse grupo é a troca de informações sobre o tema, onde uma vez por mês, teremos o Fórum Metaverso para debater as últimas tendências e notícias!

https://chat.whatsapp.com/HGYdFCvukdn4ZoVWc7ZgNw 

Para concluir, trazemos com uma das “máximas” do Metaverso:

“Seja tudo o que você puder ser no mundo real. Seja tudo o que você puder imaginar no mundo virtual”.

Open chat
Vamos conversar? O céu não é o limite!