Conheço há muito tempo a parábola chamada “A Verdade Saindo do Poço”. Ela foi originada através da pintura de mesmo nome do escultor e pintor francês Jean-Léon Gérôme em 1896 com título original “La Vérité sortant du puits”. A parábola diz que “a mentira vive viajando ao redor do mundo vestida com as roupas da verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade porque percebeu que o mundo não tem nenhum desejo de encontrar a verdade nua. Aos olhos de muita gente é muito mais fácil aceitar a mentira com as roupas da verdade do que a verdade nua e crua”.

verdade,verdadenuaecrua,verdadexmentira,mentira,escondida,escutaativa,softskills,lifecoachLevei ela para as nossas formações com o intuito de PROVOCAR os alunos em relação as sua

s próprias “verdades”. Confesso que nessa semana quando mostrei a eles a parábola que reproduzo abaixo fiquei pensando: Meu Deus, como esse quadro e, principalmente a parábola originada dela são atuais!

E pensei nos seguintes questionamentos que compartilho com vocês nesse momento:

IMPORTANTE: vocês só entenderão as questões abaixo se assistirem antes o vídeo da parábola. Vou deixar o link aqui: https://youtu.be/dqDYUV2z-6o

1.    A “verdade” é sempre ingênua?

2.    A “mentira” é sempre traiçoeira?

3.    É possível, em alguma oportunidade, acreditar na “mentira”?

4.    A “verdade nua e crua” deve gerar desprezo, raiva e vergonha nas pessoas?

5.    Há muitas “mentiras” escondidas com as roupas da “verdade”?

6.    O mundo prefere a “mentira com as roupas da verdade” ou “A VERDADE NUA E CRUA”?

7.    A “verdade” deve se recusar a usar as “roupas da mentira”?

8.    A “verdade” deve ter vergonha de andar nua?

9.    É mais fácil aceitar a “mentira” com as roupas da “verdade”?

10. Ou é mais fácil aceitar “A VERDADE NUA E CRUA”?

11. A “verdade” deve usar o seu chicote para castigar a “mentira”?

12. Qual final você prefere?

Essa parábola me fez lembrar de outra frase: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.” ( Adaptação da frase do protestante francês Jacques Abbadie. Essa adaptação é atribuída a Abraham Lincoln, mas não há fontes que confirmem essa autoria.)

O que vivemos em nossa sociedade hoje, especialmente pelos poderes estabelecidos, e aqui quero citar TODOS: executivo, legislativo e judiciário é o retrato do ítem 5 acima: “HÁ MUITAS MENTIRAS ESCONDIDAS COM AS ROUPAS DA VERDADE!” Nunca se viu tantos lobos em pele de cordeiros como hoje…….é impressionante!

Quero deixar claro que não tenho preferência nenhuma por partido algum, até por que o que temos visto nos últimos anos é simplesmente a troca das “moscas”. Mas quero deixar apenas um exemplo de cada um dos poderes sobre o que afirmei acima. Vejamos:

1.    Executivo: negacionismo da pandemia – “mentira escondida com as roupas da verdade”;

2.    Legislativo: você viu alguma ação do legislativo em relação a diminuir seus vencimentos e vantagens em prol da pandemia? É o famoso faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço. Mais uma vez: “mentira escondida com as roupas da verdade”;

3.    Judiciário: depois de 5 anos, muda decisões dadas por “n” juízes e joga a justiça do Brasil na lama – “mentira escondida com as roupas da verdade na linguagem judiciária”.

Mas não quero politizar esse artigo. O que me interessa é fazer você refletir qual é a sua “VERDADE NUA E CRUA?”. Em que você acredita? O que está fazendo da sua vida pessoal e profissional?

Você é o tipo de pessoa que adora se enganar para continuar na zona de conforto ou é aquele que enfrenta as suas limitações, olha para frente e segue evoluindo?

Não acredito na perfeição, até porque ela não existe e nós, seres humanos, não estaríamos aqui se fôssemos perfeitos, mas devemos sim buscar a plenitude e felicidade através das nossas ESCOLHAS. Pessoas de todas as idades me procuram nas mais diversas situações e o que eu vejo são crenças limitantes, medos e muitas…. muitas “MENTIRAS VESTIDAS DE VERDADE”.

Para concluir, quero dizer que eu prefiro muito mais “A VERDADE NUA E CRUA” do que mentiras vestidas de verdade!

E você?

Ronald Dennis Pantin Filho – Fundador e Instrutor do IIHD
Head Master Trainer em Coaching e Mentoring, Expert em Liderança, Palestrante, Educador, Escritor e Empreendedor.