Faz 30 anos que lido com pessoas e ainda hoje o efeito manada me impressiona. Como é possível que tantas pessoas se permitam serem guiadas, influenciadas ou manipuladas por outras?

Ainda que haja explicação através da ciência, da psicologia social e das neurociências, penso que cabe a formadores de opinião, como eu e você, que me lê neste momento, alertar a maior quantidade possível de pessoas sobre esse efeito pernicioso e catastrófico na vida das pessoas, comunidades, cidades, estados e até países!

Há bons resultados no efeito manada? Com certeza, sim! Um deles pode ser percebido nesse momento através da vacinação contra a Covid-19. Muitas pesquisas já mostravam que o índice de rejeição à vacina era muito maior do que é hoje, antes mesmo do início da vacinação.

Pelo fato de desenvolver pessoas há tanto tempo, o que vivencio em salas de aula é que a grande maioria não percebe de forma consciente os efeitos negativos do efeito manada em suas vidas! “Conhece-te a ti mesmo”, já dizia o filósofo Sócrates em 400 a.C.

Parece que essas e outras lições não foram bem aprendidas pelos seres humanos. Vamos aprofundar!

Contexto

1. Vivemos um paradoxo: nunca na história se teve tanta informação disponível. Ao mesmo tempo, nós nunca tivemos tantas pessoas acreditando em notícias periféricas, consumindo e distribuindo fake news sem se aprofundar nos assuntos.

2. A impressão é que todo mundo sabe tudo, mas muitos não sabem nada – claro que estou sendo exagerado!

3. Desejo falar aqui sobre as causas do efeito manada. Pessoas que leem ou ficam sabendo de manchetes de notícias ou informações e saem espalhando aquilo, como se fosse uma verdade absoluta e, ainda por cima, como se fossem especialistas no tema. Só para citar alguns exemplos:

3.1. Em 2021, falei sobre o cancelamento do Coaching no Brasil e fiz depois um artigo em minha newsletter, Sophía, no Linkedin. O conteúdo já havia sido visto por quase 2000 pessoas em apenas 48 horas desde a sua publicação. Isso demonstra como as pessoas querem consumir informação de qualidade, por fontes seguras e de pessoas que efetivamente conhecem aquilo sobre o que falam;

3.2. Todos nós acompanhamos durante muito tempo o negacionismo do nosso presidente com relação à doença, suas opiniões sobre medicação, como se ele fosse médico ou especialista. Suas especialidades são o Exército e o Parlamento. Cabe ressaltar aqui que não estou discutindo aspectos políticos e, sim, o poder do efeito manada. Com essas indicações do presidente, a venda dos remédios citados por ele deram verdadeiros saltos exponenciais!

3.2. O incêndio na Boate Kiss. Em 27 de janeiro de 2013, muitos dos jovens presentes na casa noturna morreram no banheiro, pois uma boa parte deles correu nessa direção e, em um momento de pânico, não teve o discernimento de olhar as possibilidades que existiam.

4. A falência ou quase falência do nosso modelo educacional faz com que a nossa população deixe, cada vez mais cedo, as escolas. Com isso, passamos a ter uma legião formada por analfabetos funcionais, que não conseguem ler e muito menos interpretar informações corretamente, o que torna essa população refém de notícias falsas ou sem fundamento.

5. Por último e não menos importante: da mesma forma com que democratizaram a informação, redes sociais e aplicativos servem como disseminadores de fake news e notícias desencontradas, o que gera mais confusão e efeito manada pela ausência de fontes confiáveis e profundidade na informação.

Como ocorre o efeito manada?

Há um vídeo que sempre passo para os meus alunos em sala de aula. Ele se chama “Conformidade Social – O experimento em uma sala de espera”. Peço que você o assista agora. É muito bom e tem curta duração. Cá está:

Uma das partes mais engraçadas do vídeo acontece quando a moça oriental está sozinha na sala, chega um estranho, toca o bipe e ela continua se levantando, mesmo depois de todas as pessoas que antes a acompanhavam já terem saído. O estranho pergunta: “Por que você está levantando?”. Ela responde: “Não sei. Quando cheguei aqui, todos estavam fazendo assim!”.

Para funcionar, o efeito manada depende da ativação de certos gatilhos mentais na nossa psique. Existem quatro grandes gatilhos que ativam o surgimento do efeito manada. São eles:

 
* A necessidade de se adequar ao comportamento de grupo;
* A tendência de crer que há uma boa razão para as pessoas agirem como estão agindo;
* A falsa sensação de segurança ao agir em grupo;
* O medo de ser abandonado.

 

O que esse vídeo retrata?

Há um fenômeno que se chama Aprendizagem Social, ou seja, nós sentimos a necessidade de seguir nossos pares para sermos aceitos pela sociedade – Segurança, um dos gatilhos acima. A conformidade nos socializa, mas também pode trazer maus hábitos e, principalmente, nos tornar parte da manada: você segue alguém ou grupo de pessoas sem raciocinar acerca do que está fazendo e quais seriam os benefícios ocasionados por aquele tipo de comportamento.

 

Eu quero lhe fazer algumas provocações

 

O que o faz seguir alguém?

Essa pessoa que você está seguindo lhe traz algum benefício? O comportamento que você está copiando de outra pessoa fará de você uma pessoa mais plena e feliz? Segui-la vai pagar as suas contas no final do mês? O tempo que você investe nesse comportamento lhe trará alguma coisa boa, seja a curto, médio ou longo prazo?

Seguindo na explicação dos porquês de isso ocorrer conosco, eu quero trazer um conceito que você talvez já conheça e que é muito explorado nas faculdades de administração de empresas: a Pirâmide de Maslow. Definidas por este cientista do comportamento, há cinco categorias de necessidades humanas: fisiológica, segurança, afeto, estima e autorrealização.

Esta teoria é representada por uma pirâmide. Em sua base, encontram- se as necessidades mais básicas, aquelas diretamente relacionadas à sobrevivência. Se você notar o que eu falei, a segunda necessidade, depois da fisiológica, é a de segurança. É por isso que agimos de modo semelhante ao ilustrado no vídeo da sala de espera, pois queremos sentir que temos pessoas ao nosso lado!

Pirâmide de Maslow - IIHD 11 anos

O mal que o efeito manada pode lhe causar

Nós já somos influenciados, desde crianças, pelas crenças e valores dos nossos pais ou daqueles que nos criaram, o que não significa necessariamente que aquilo é bom para nós. É óbvio que essas pessoas fazem o seu melhor por nós, mas isso não significa o melhor para sempre! Se você não se dá conta de que aquilo que a sua família ou a sociedade deseja para você não faz parte efetiva da sua essência, você será e fará o que os outros desejam e não aquilo que você quer.

Você lidera a sua vida ou alguém o fará por você. Note que está cheio de gente querendo tomar conta da sua vida e das suas ideias, pois é conveniente para elas. Quando você é o seu próprio dono, há o que chamamos de Protagonismo. É o que faz com que você seja o capitão do seu barco, busque por sua essência e faça aquilo que te torna um ser humano mais pleno e feliz.

Ao longo dos meus mais de 30 anos liderando e ensinando pessoas a serem donas de seus narizes, não foram poucas as pessoas de todas as idades que eu vi sendo manipuladas por outras, sendo levadas por vontades que não as suas, simplesmente por não conhecerem o que lhe trago agora.

Como combater o efeito manada

1) Em primeiro lugar, tendo a consciência de que você é um indivíduo, único, exclusivo! Mesmo querendo viver em sociedade, você tem os seus pensamentos, vontades e aspirações. Por mais que queiram dominar a sua jornada, ela é sua, somente sua. Afinal, de quem é a vida: sua ou dos outros?

2) Você deve fazer o julgamento das situações conforme a sua cabeça, tirando as suas próprias conclusões. Aqui quero citar o meu exemplo, o de quem resolveu ler sozinho a Bíblia, sem a influência de líderes religiosos que, quando pregavam, colocavam a sua interpretação na palavra e não a minha.

3) Educação: o maior e melhor investimento que se pode fazer em você mesmo! O seu conhecimento nunca será roubado ou tirado de você. Pelo contrário, há muitos benefícios, entre eles a sua liberdade mental e intelectual, as oportunidades de emprego e trabalho, a possibilidade de que você exerça com autoridade a sua opinião sobre os mais variados assuntos. Nunca antes na nossa história nos foi possível tanto acesso à educação de qualidade e gratuita como hoje, através da internet!

4) Quer ser dono da sua vida? Nós partimos da premissa que sim. Para isso, você terá que combater o efeito manada, o tempo todo. Mas se você for feliz, mesmo estando entre a manada, está tudo certo! Isso é o mais importante.

 
O céu não é o limite!