Artigo de Lú Baum, profissional de coaching comportamental e executivo, arteterapia e hipnose ericksoniana; publicado originalmente no jornal O Diário

Quando um ano inicia, é natural ter expectativas e anseios em relação a tudo o que será realizado. No entanto, conforme os dias vão passando, essas expectativas podem ser frustradas, seja por contratempos ou simplesmente porque não eram realmente factíveis nesse espaço de tempo, ou até talvez a meta que determinamos realizar é intangível à nossa realidade, e muitas vezes não conseguimos compreender e conviver com suas fragilidades e conflitos.

Em sua vida, é muito importante traçar objetivos e metas exequíveis e relevantes ao seu crescimento e desenvolvimento. Eles possibilitam um planejamento de vida, para que possamos evoluir e conquistar a realização pessoal e profissional. O ideal é se planejar, pois com o planejamento devidamente feito, torna-se mais prático perseguir seus objetivos.

Objetivo é o propósito de realizar algo, onde se quer chegar. A meta é a quantificação do objetivo. As metas possuem prazos; são ações que precisam ser realizadas diária, semanal e mensalmente com muito foco, disciplina e confiança.

Focar no objetivo significa comprometer-se com o que se deseja alcançar. O foco evita que ocorram distrações no meio do caminho, contribuindo para a concentração no que se almeja atingir. Fica mais fácil se dedicar com vontade quando o desejo de ver o sonho realizado é verdadeiramente forte. Os únicos responsáveis pela conquista somos nós. Por isso, é importante ter otimismo e insistir na luta, apesar das adversidades que possam surgir ao longo do caminho. A cada dia, com metas cumpridas, você se sentirá mais motivado a continuar se esforçando.

O ano de 2022 ainda não começou para alguns, mas para muitos o tempo não para. Um novo ano é uma nova esperança, um recomeço. São mais 365 dias de oportunidades, mas em que muitas vezes não nos permitimos sonhar, fazer planos, traçar metas, pois ainda não aprendemos o valor de cada instante. Em cada dia há uma escolha em nossas vidas: sentar e ficar esperando, ou irmos à luta. Qual foi sua escolha hoje?

Que em 2022 possamos definir nossas metas e objetivos. Compreender que planejar é uma atitude que possibilita a realização pessoal e profissional. O céu não é o limite, você é seu único limite em sua vida.